Tons frios podem ter roubado os holofotes nos últimos anos, impulsionados pelos estilos minimalista e escandinavo. Mas, derivando do comportamento de consumo maximalista, essa tendência é sobre tons quentes e terrosos. Inspirada por Riads Marroquinos (casas ou palácios tradicionais), é caracterizada por paredes de barro ou tijolos. Além da abundância de plantas vivas e tapetes texturizados – os famosos “tapetes kilim”.
Os Riads de Marrakech são conhecidos por sua exuberância arquitetônica: reunindo uma paleta de cores exóticas como terracota, amarelo açafrão, verde palma e azul celeste, o resultado estético jamais passa despercebido. Para completar, geralmente são utilizados metais escuros desgastados ou dourados, madeira natural e muitos têxteis em posição de destaque.
O melhor dessa tendência é que combina perfeitamente com materiais naturais, como vime e palha.
(falamos sobre a alta desses materiais no conteúdo sobre Grandmillennial Style).
Nos “souks” (lojas tradicionais da região) de Marrakech, é possível encontrar todo tipo de decoração artesanal. Desde abajures e itens para mesa, além de diversas opções de tapetes e almofadas.
Essa cultura rica em cores e detalhes tornou-se inspiração para transformar os ambientes neutros de maneira fácil e com resultado imediato.
Ao combinar vime e adicionar alguns toques de ouro, inevitavelmente será como se estivesse relaxando em uma versão chique de um palácio marroquino!
Essa tendência muda suavemente quando é aplicada na parte externa da casa: você pode jogar um tapete de tecido e algumas almofadas bordadas no deck ou varanda, deixando o ambiente como uma cena digna do Pinterest ou Instagram (seguindo as Paredes Instagramáveis)!
Disseminada pelos influencers em suas “viagens dos sonhos”, a tendência Moroccan Vibes é uma ótima opção para ser utilizada também em cenários para fotos de pessoas e produtos, gerando destaque em ambientes comerciais que combinam com esse clima mais colorido e descontraído.
TONS TERROSOS
- Terracota, marrom e vermelho escuro podem ser utilizados de todas as formas, tanto em revestimentos unicolores quanto em detalhes da decoração;
- O aconchego transmitido pelos tons terrosos é um dos grandes motivos de sua aceitação. Combinando maravilhosamente bem com ambientes em tons neutros;
- O combo terroso + verde produz uma sensação afetiva de aproximação com a natureza. Proporcionando bem-estar e levando muita cor aos espaços!
TAPETES COMO PROTAGONISTAS
- Os tapetes kilim são os grandes queridos do momento! Cheios de cores e texturas, são capazes de transformar ambientes de maneira super prática;
- Tapetes apenas no piso são coisa do passado: aplique tapetes nas paredes, como se fossem quadros, gerando um destaque surpreendente;
- Prefira produtos produzidos artesanalmente, pois são ricos em detalhes e levam exclusividade para o local onde serão utilizados.
EXTRAVAGÂNCIA
- A mistura de estampas e cores é um dos preceitos desta tendência, permitindo descombinações, assim como no Maximalismo;
- Na decoração, utilize máscaras, esculturas esculpidas em barro e muitas almofadas. De preferência com uma gama grande de cores e estampas;
- Revestimentos geométricos e com combinações de cores não usuais também são muito bem-vindos para criar o clima Moroccan Vibes!
Enaltecendo o ecletismo dos espaços, misturando ricas texturas e cores em ambientes neutros é possível criar belos interiores. Ambientes que lembram férias e relaxamento, resultando em projetos cheios de vida!
Deixe uma resposta