Projetista, Móveis Planejados e Softwares
É o nosso primeiro artigo sobre essa área que está de certo modo dando espaço para todos trabalharem, sejam arquitetos, designers de interiores, projetistas, marceneiros e outros. Para o artigo não ficar extenso, separamos por tópicos relevantes para que você leitor possa entender cada parte do processo. Vamos falar primeiramente do Profissional Projetista ou Consultor de Ambientes.
O Projetista
Pra quem está começando a trabalhar como projetista de móveis planejados, a sempre uma dificuldade para projetar qualquer ambiente, que mesmo com conhecimento adquirido na universidade não irá impedi-lo de ter uma certa demora para desenvolver qualquer que seja o ambiente, desde um simples banheiro até a complexidade de uma cozinha. A formação acadêmica
contribui bastante para o desenvolvimento dos projetos e juntamente com o tempo e a experiência os projetos serão ainda melhores pois essa junção é bem vinda.
Nesse trabalho existem várias etapas, desde o atendimento inicial ao cliente, até a finalização do projeto e sua apresentação. (Fase de Escolha e Aprovação) Nessa etapa é aonde o cliente e o projetista terão de definir juntos todos os detalhes, para que num outro momento o projeto executivo seja realizado.
Na fase executiva, o projeto foi todo determinado e agora serão repassados para os mais diversos serviços. Aqui entram em ação os graniteiros, gesseiros, pintores, aplicador de revestimento cerâmico, eletricistas, pedreiros, encanadores e os técnicos em refrigeração.
Um passo que ajudará muito o desenvolvimento nessa área é aprender a utilizar os softwares que estão disponíveis no mercado, vários desses softwares ajudam em diversas áreas, não só de arquitetura e designer, mas também na engenharia. Cada um deles pode ser utilizado segundo as suas limitações e uso. Existem softwares que ajudam na apresentação, desenvolvimento e renderização como é o caso do SketchUp, Promob e AutoCad.
Os softwares
Dos mais diversos softwares que são utilizados para projetar em espaços internos (interiores) o mais conhecido é sem dúvida o Promob, desenvolvido pela empresa Promob Solutions. O mais completo e que acelera a produção para projeto de interiores e com móveis, toda sua biblioteca contém texturas e equipamentos que são atualizados juntamente com as empresas que fazem parceria com a Promob.
AutoCAD é um software do tipo CAD — desenho auxiliado por computador – criado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982. É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D).
SketchUp é uma modelagem 3D programa projetado para arquitetos, engenheiros civis, mecânicos, marceneiros. Ele é projetado para ser mais fácil de usar do que outros programas em 3D. Uma característica do SketchUp é o Armazém 3D que permite a pesquisa de usuários do SketchUp para os modelos feitos por outros e contribuir modelos.
Abordamos alguns programas e suas características para criação de desenhos e para quais tipos de trabalhos são utilizados: AutoCad, Promob e SketchUp, existem muitos outros programas alternativos não citados aqui que desempenham a mesma função ou pouco inferior a estes mas, também são utilizados por profissionais que se adaptaram ao seu modo de utilização, por escolha de facilidade no entendimento, agilidade, banco de dados e até mesmo interface e itens para utilização.
Então escolha o software mais adequado ao seu trabalho em móveis planejados e não tenha receio, existem muitos vídeos no YouTube ensinando a utiliza-los e vários cursos on-line.
Boa noite, estou fazendo projetos no promob a um tempo já, mas n sei como cobrar pelos ambientes, como é tabela de preços de projetos.
ExaitE a opção de fazer a lista, planilha, salvar os intestino criados etc…
Colocar e fazer orçamentos, só precisa ver os valores dos móveis, módulos, puxadores..etc…
Anexar valor é salvar.
.
Boa tarde,
estou com problema na instalação do Promob, pois pelo que vi é necessário a instalação do .net framework 3.5, que não é compativel com windows 10. Não sei o que fazer.