Parede Funil – Quando a chuva cai na Alemanha, este sistema de drenagem se transforma em um belo instrumento musical. Chama-se “The Funnel Wall”. Uma bela forma de celebrar a natureza.
O Neustadt Kunsthofpassage é um bairro artístico de Dresden, na Alemanha. Desenhado pelos artistas Annette Paul, Christoph Roßner e André Tempel, esta parede toda coberta com funis e calhas é uma das atrações mais estranhas e incomuns no distrito estudantil de Dresden na nova cidade.
Os artistas tiveram a ideia durante sua passagem por São Petersburgo, na Rússia. Eles ficaram inspirados pelas construções coloridas da cidade. Por isso, a The Funnel Wall não é só um espetáculo para os ouvidos: o visual da fachada é uma atração por si só, com suas calhas em forma de trompetes.
A obra fica no bairro de Neustadt Kunsthofpassage, famoso pela arquitetura e pelas galerias de arte.
A combinação de arte e arquitetura foi criada pela escultora Annette Paul e pelos designers Christoph Roßner e André Tempel, que moraram em São Petersburgo. Paul conta que trouxe a inspiração de sua casa na cidade russa em que ela escutava os sons criados pela chuva.
O projeto faz parte do pátio dos elementos, que além da parede pintada de azul, que representa a água, tem ainda uma fachada amarela decorada com placas de alumínio, referente a luz, e ainda outra parede verde com o desenho de girafas e macacos, em alusão aos animais.
A atração fica na passagem de Kunsthof, criada em 1999 por Heike Bottcher, e ainda reúne o pátio das metamorfoses e o pátio de criaturas míticas, no bairro de Neustadt.
Imagens e Vídeos da Parede Funil
o Kunsthofpassage é um edifício que possui calhas e tubos do lado de fora e que, além de drenar a água, ecoa os pingos da chuva, transformando a chuva em uma sinfonia. O som ecoado pelas calhas não é melódico ou harmônico como o que estamos habituados a ouvir nas apresentações das grandes orquestras… mas isso não quer dizer que não é música, não é mesmo?! Para isso a gente tem que pensar na música em seu conceito mais amplo, ou seja, como uma forma de arte baseada na combinação de vários sons pré-organizados (ou não!!!) ao longo do tempo
Deixe uma resposta