O Estilo de Vida Lagom

Homem ao centro da imagem em posição de equilíbrio no alto de um prédio em uma cidade
Estilo de Vida Lagom

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade 

Certamente você já ouviu falar sobre o Hygge, um conceito dinamarquês que esteve em alta – e ainda está – por traduzir o aconchego em forma de decoração. O princípio do Hygge foca em, além de garantir um ambiente aconchegante, apreciar os momentos de felicidade e tornar cada minuto do dia especial, incorporando um pouco dos sentidos de mindfulness e wellness, também muito comentados nos últimos anos.

As tendências comportamentais dos últimos anos já indicavam uma desaceleração no ritmo de vida e uma grande vontade de reconexão com a natureza, o que foi impactado ainda mais devido à pandemia que surgiu no ano passado. Por esse motivo, a busca por um estilo de vida mais tranquilo cresceu e, novamente, os Países Nórdicos aparecem como inspiração – o que não é uma surpresa, devido ao seu alto nível de desenvolvimento humano.

O Hygge já afetava em partes o estilo de vida, porém, o Lagom é praticamente uma filosofia a ser seguida. Exaltando as virtudes da moderação e da vida balanceada, é o sonho de consumo de qualquer pessoa que vive na correria dos grandes centros urbanos!

Homem ao centro da imagem em posição de equilíbrio no alto de um prédio em uma cidade
Estilo de Vida Lagom

Lagom – Significado

Lagom é uma palavra de origem sueca que não possui tradução exata para a língua portuguesa. Dessa forma, alguns dicionários definem como “o bastante, o suficiente, adequado, a quantia precisa”, adicionando uma conotação de perfeição ou de forma apropriada. O provérbio sueco “Lagom är bäst” (literalmente, “Lagom é melhor”) foi traduzido como “Há virtude na moderação” no dicionário Prismas Stora Engelska Ordbok (1995). O conceito também se assemelha ao “caminho do meio” na filosofia oriental, e ao “justo meio da moderação” de Aristóteles na filosofia ocidental.

Lagom: “o bastante, o suficiente, adequado, a quantia precisa”

Partindo para o conceito cultural, Lagom também pode ser derivada de “laget om” (em torno do grupo), uma frase usada pelos vikings para determinar a quantidade de hidromel a ser bebida do chifre enquanto ele era passado de mão em mão, de forma que todos recebessem sua parte de forma igualitária.

Fonte: OldPony: https://oldpony.com.br/wp-content/uploads/2020/01/vikings.jpg

Ilustrando bem o foco da sociedade sueca na igualdade, modéstia, justiça, trabalho em equipe e baixo impacto ambiental, na prática o Lagom também influencia os móveis – como o design minimalista da IKEA, a rotina, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e até na comida: a tradição da Fika, por exemplo, indica tomar café duas vezes ao dia com seus amigos ou colegas para uma vida mais feliz.

O peso do conceito do Lagom pode ser justamente visto como o contraste do “quanto mais melhor”, sendo uma alternativa ao consumismo desnecessário, incorporando as novas tendências de consumo como o capitalismo comunitário .

O peso do conceito do Lagom pode ser justamente visto como o contraste do “quanto mais melhor”

Lagom – Uma filosofia de Vida

A busca por uma vida equilibrada não é uma novidade, mas o modo de alcançar esse equilíbrio vem se modificando com o passar do tempo. Nos últimos anos, a procura por métodos e formas de viver mais tranquilamente cresceu consideravelmente, abrindo um leque de opções cada vez maior.

Em um mundo com acesso quase ilimitado a tudo que desejamos, a qualquer hora e em qualquer lugar, Lagom é uma aversão natural aos extremos, e é um alívio bem-vindo. Nessa filosofia, o bem-estar não deve vir das coisas materiais, mas sim de um estado de espírito: são as coisas simples que nos ajudam a manter o equilíbrio nas nossas vidas.  Consciência social, moderação e sustentabilidade são fatores fundamentais que devemos internalizar para vivermos de acordo com o conceito Lagom.

Um homem homem ajudando uma criança a se equilibrar em um tronco de árvore que está solto ao chão de pedras e que está a frente de um grande lago com montanhas ao fundo.
Lagom – são as coisas simples que nos ajudam a manter o equilíbrio nas nossas vidas

Nessa filosofia, o bem-estar não deve vir das coisas materiais, mas sim de um estado de espírito.

Muitas vezes forçando um ritmo pesado de trabalho sem interrupções ou intervalos, constantemente disponíveis através dos smartphones independente de onde estamos, acabamos compensando em excesso com coisas não positivas para nosso corpo e mente. E então, tentamos compensar esses mesmos exageros cometidos com detox e dias desconectados da tecnologia. Dessa forma, a ideia aqui é exatamente estar no meio termo, permitindo diversão e ao mesmo tempo uma vida saudável.

Duas pessoas sentadas em um grande espaço verde rodeado de árvores em posição de meditação a luz do dia com o sol ao seu rosto
Lagom – Nessa filosofia, o bem-estar não deve vir das coisas materiais, mas sim de um estado de espírito

Lagom e Aplicações

Não existem “regras” de como aplicar o conceito do Lagom, mas sim algumas recomendações, que quando seguidas sem pressão – pois do contrário, não causarão impactos positivos -, são capazes de mudar o estado mental e físico de uma pessoa para melhor, alcançando um nível de satisfação que gere felicidade.

Abaixo, pontuamos algumas dessas dicas:

Vida saudável e sustentável

Na Suécia, as pessoas se monitoram para ter uma dieta equilibrada. Comida saudável e produzida localmente possui preferência sempre, além do tempo específico dedicado para preparar e consumir uma boa refeição. Procure comprar aquilo que for realmente consumir, pois desperdício de alimento é uma falta grave. Na hora de comprar produtos de uso pessoal, dê preferência a objetos reutilizáveis, que não agridam o meio ambiente, dessa forma você ajuda na redução do lixo, e leve a sua própria sacola ao supermercado.

Faça pausas e seja produtivo

Seja para tomar um café, ouvir uma música, dar uma volta no quarteirão ou ter uma conversa informal com um colega, é preciso se desligar por alguns minutos e dar um tempo para si mesmo. Para muitas culturas, ser produtivo é ficar mais horas trabalhando, mas na Suécia essa relação é um pouco diferente, visto que valorizam as pausas durante o trabalho. Segundo um estudo da Universidade de Toronto, a fórmula ideal para a produtividade é trabalhar durante 52 minutos e ter uma pausa de 17 minutos. Os suecos já sabiam disso há bastante tempo!

Aproveite o tempo e a natureza

Essa filosofia de vida incentiva que você aprenda a ser feliz nos momentos em que não está acompanhado. A solidão durante uma caminhada, por exemplo, pode ser perfeita para perceber e apreciar o que está à sua volta, desligar e ter liberdade para ficar sozinho com seus pensamentos – uma raridade no mundo lotado e conectado em que vivemos hoje. Uma vantagem do contato com a natureza tem a ver com a produtividade: pessoas que possuem contato constante com a natureza são mais produtivas.

Pessoa em contato com a natureza, segurando uma folha com as duas mãos.
Uma vantagem do contato com a natureza tem a ver com a produtividade: pessoas que possuem contato constante com a natureza são mais produtivas.

E na decoração?

Como já sabemos, o visual nórdico – minimalista, funcional e moderno – é um dos mais populares em decoração de interiores. A inspiração através da natureza é transmitida com linhas orgânicas, uso de materiais naturais, produtos produzidos de maneira autossuficiente e sustentável. Tenha em sua casa somente o essencial e que te traga prazer. As pesquisas revelam que a felicidade que se obtém do ato de compra dura muito pouco, portanto, dê preferência por artigos que trazem história – memória afetiva – ou que são feitos manualmente. O tempo gasto conhecendo o produto e a história destes artigos fará com que a compra seja slow-shopping, se comparada a uma loja tradicional onde que escolhemos um produto industrializado em poucos minutos.

Pessoa sentada em uma toalha sobre a grama fazendo um picnic
Nem de mais, nem de menos Lagom é o equilíbrio perfeito entre todas as áreas da vida

Nem de mais, nem de menos: Lagom é o equilíbrio perfeito entre todas as áreas da vida.

1 Compart.
Compartilhar
Pin1
Telegram
Twittar
WhatsApp