Como falado no conteúdo sobre os Espaços Coloridos, as cores são ótimas aliadas para a transformação de ambientes de maneira rápida e fácil. Além disso, por refletirem a personalidade das pessoas – tanto na moda quanto nos interiores-, são capazes de influenciar nas sensações que desejamos proporcionar. O grande ponto da vez é a utilização das cores de forma inteligente para delimitar espaços com fluidez e leveza.
Com a crescente onda dos Ambientes Instagramáveis (clique aqui para acessar nossos conteúdos), os atrativos visuais tornaram-se mais indispensáveis do que nunca, criando a premissa e incentivando as cores a tomarem conta dos espaços.
Mas, há muito tempo essa opção já é aplicada para criar delimitações sem a necessidade de impeditivos físicos. Como exemplos práticos, temos as linhas que delimitam as pistas das estradas, as faixas de segurança e também a pintura na grama dos campos de futebol. Essas são algumas das utilizações que estão presentes no nosso dia a dia para gerar funcionalidade.
No momento atual, onde a pandemia do COVID-19 tomou proporções mundiais, a delimitação de espaços com cores também é uma ferramenta aliada para auxiliar no distanciamento das pessoas, seja em filas ou outras diversas formas para garantir a segurança necessária em ambientes comerciais e espaços público.
O papel dos profissionais de arquitetura e design é transformar os ambientes de maneira visual, mas, principalmente, de maneira usual. Para isso, não é necessário utilizar apenas cores vibrantes ou a mistura de muitas cores: os tons neutros também fazem esse papel de maneira elegante e discreta.
PAREDES
– Quando aplicável ao projeto, use a criatividade para separar ambientes com cores ao invés de obstáculos físicos;
– Verticais, horizontais, diagonais e mais uma infinidade de formas podem ser escolhidas para delimitar os espaços;
– Estampas podem e devem ser utilizadas também! Unir a delimitação dos espaços com projetos dignos do Instagram é a chave para um resultado sensacional.
PISOS & TETOS
– Aposte na mistura de diferentes tipos de revestimentos para criar sensações visuais inesperadas;
– Mesclas de texturas nos mesmos tons auxiliam projetos mais neutros a manter sua sobriedade com um toque inusitado;
– Nos tetos, aproveite abuse da iluminação e mescle cores que podem ser alteradas conforme a usabilidade do espaço.
MÓVEIS
– Foque na funcionalidade! Identifique maneiras de adaptar seus projetos para criar espaços com delimitações claras e que realmente ajudem os seus clientes;
– Blocos de cor auxiliam na organização visual, facilitando também a usabilidade no dia a dia;
– Fuja do óbvio e vá além da diferenciação de cores entre módulos superiores e inferiores: misture!
Utilize as cores como aliadas nos seus projetos! Misture, combine, e facilite as mudanças de forma simples e prática.
Deixe uma resposta