Para além das obras de ficção e das polêmicas e debates éticos, a Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia utilizada extensivamente no nosso dia a dia.
Dos assistentes de voz em nossos smartphones aos chatbots de atendimento, passando pela automação em grandes indústrias, a IA revela a todo instante, novos potenciais e formas de auxiliar o ser humano nas mais diferentes áreas.
Isso, você já sabe e deve estar cansado de ouvir falar, certo?!
Mas você sabia que existem diferentes tipos de IA? Sabe também como cada uma delas pode auxiliar você a ganhar mais tempo e dinheiro utilizando de forma correta?
Primeiro, vou te apresentar o Watson, a Inteligência Artificial que estabelece um novo padrão na AI e é ele que está dando suporte às novas inteligências. Ele ajuda a solucionar problemas complexos que exigem compreensão de línguas naturais, análise de sentimento, processamento do discurso e outros aspectos avançados.
Watson permite que os desenvolvedores encontrem insights profundos a partir de enormes fontes de dados, como relações entre clientes e fornecedores, textos corporativos e transações de comércio eletrônico. Com a IA computacional, as novas inteligências podem ser alimentadas por grandes conjuntos de dados que os humanos não conseguem processar. Watson também possui características básicas que servem para serviços em nuvem com um portfólio de guias “IF This, Then That”, permitindo que os desenvolvedores criem soluções de AI inovadoras. A Inteligência Artificial também tem a capacidade de ajudar em pesquisas relacionadas à saúde, nos quais os avanços nos campos da medicina e da genética são derivados da coleta e do entendimento de enormes quantidades de dados.
A Inteligência Artificial Watson foi criada pela IBM como parte de seu projeto de computação cognitiva. Watson foi desenvolvido com base no trabalho do ex-chefe de pesquisa da IBM, Dr. David Ferrucci. Ele foi criado com o objetivo de fornecer um sistema computacional capaz de compreender e processar informações naturalmente escritas.
A Watson foi lançada em janeiro de 2011 e foi desenvolvida pela IBM para participar do programa de TV americano Jeopardy!, e depois ganhou o prêmio de US$ 1 milhão. A IBM acredita que o Watson oferece inúmeras outras possibilidades na área da inteligência artificial. Desde então, o Watson está sendo usado em setores como saúde, finanças, mercado de ações, tecnologia da informação e muitos outros.
Atualmente, o Watson é utilizado por diversas organizações e está cada vez mais sendo usado para uma grande variedade de soluções, incluindo inteligência artificial para uso comercial (AI), análises de dados, soluções de assistência e atendimento ao cliente. Além disso, o Watson está sendo usado para aprimorar a tomada de decisões em campos específicos, como bem-estar prisional, gerenciamento de riscos, gestão de saúde e segurança, segurança cibernética e segmentação de clientes.
Agora que você já sabe que uma inteligência “auxilia” no desenvolvimento de outras, vou lhe mostrar os diferentes tipo de IA, as principais são:
- Inteligência artificial de aprendizado de máquina: é o tipo mais avançado de IA, que pode aprender, identificar padrões e padronizar tarefas com sucesso. É baseado em Algoritmos de Aprendizado de Máquina para melhorar as tarefas e alcançar resultados mais precisos.
- Inteligência Artificial baseada em conhecimento: o tipo de IA se baseia em modelos de conhecimento pré-existentes e busca contextualizar e aplicar esses modelos para solucionar problemas.
- Inteligência Artificial de Processamento de Linguagem Natural (NLP): usa a tecnologia de reconhecimento de voz e entendimento linguístico para analisar, compreender e produzir conteúdo de texto, discurso e ações da vida real.
- Inteligência Artificial Baseada em Inteligência de Robótica: O tipo de IA usa raciocínio planificado, percepção sensorial para executar tarefas complicadas, como navegação, controle e manobra.
- Inteligência Artificial Distribuída: O tipo de IA se baseia em algoritmos de distribuição para executar tarefas em diferentes computadores e dispositivos. É usado principalmente para missões computacionais complexas que envolvam alta escalabilidade e gerenciamento de capacidade de processamento.
Como percebemos, a Inteligência Artificial tem se mostrado uma tecnologia extremamente útil e eficaz para simplificar diversas tarefas, mas também nas áreas arquitetônica e da construção.
Para aplicá-la no dia a dia, os arquitetos podem usar um computador com aplicativos com inteligência artificial aplicada para analisar dados, melhorar a comunicação com parceiros, aprimorar projetos, automatizar tarefas, converter clientes e até mesmo produzir projetos inovadores com total autonomia.
Além disso, a Inteligência Artificial pode ser usada para aprimorar processos de tomada de decisão, facilitar a análise e a criação de modelos 3D, analisar preços de materiais, identificar problemas no projeto e dar sugestões de solução, criar diagnósticos preditivos, otimizar o uso de recursos, dentre outras tarefas em que a tecnologia pode ser aplicada.
Esses aprimoramentos melhoram a produtividade dos arquitetos, aceleram os processos, reduzem os custos de produção, melhoram a qualidade dos projetos, aumentam clientes e sua satisfação. Todas essas vantagens trarão inovação e qualidade ao dia a dia do arquiteto, permitindo criar projetos mais criativos e eficientes.
A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a forma como projetamos espaços interiores. Com a ajuda da IA, os arquitetos e designers estão criando ambientes personalizados que atendem às necessidades e desejos dos usuários finais.
Com a ajuda da IA, os arquitetos e designers podem criar ambientes que se adaptam às necessidades de cada usuário. Por exemplo, a IA pode ajudar a criar uma sala de estar que se adapta às necessidades de cada membro da família. Por meio de algoritmos de aprendizado de máquina, a IA pode analisar as preferências e necessidades de cada membro da família e criar um espaço que atenda a todos.
Além disso, a IA também pode ajudar a criar ambientes que sejam mais eficientes energeticamente. Por meio de algoritmos de aprendizado de máquina, a IA pode analisar o ambiente e identificar as áreas onde pode ser feita melhorias para torná-lo mais eficiente. Isso pode incluir a seleção de materiais de construção mais eficientes, a escolha de móveis que sejam mais leves e a iluminação mais eficiente.
Finalmente, a IA também pode ajudar os arquitetos e designers a criar ambientes que sejam mais saudáveis e seguros. Por meio de algoritmos de aprendizado de máquina, a IA pode analisar o ambiente e identificar áreas onde pode ser feita melhorias para torná-lo mais saudável e seguro. Isso pode incluir a seleção de materiais de construção que sejam mais saudáveis, a escolha de mobiliário que seja mais resistente ao fogo e a instalação de sistemas de segurança mais avançados.
Com a ajuda da Inteligência Artificial, os arquitetos e designers de interiores podem criar ambientes personalizados, eficientes energeticamente, saudáveis e seguros. A IA está revolucionando a forma como projetamos e criamos nossos espaços interiores e é certo que ela continuará a desempenhar um papel cada vez maior.
Deixe uma resposta