Taxa de Ocupação e Índice de Aproveitamento: Dúvida! Como Calcular?
O assunto de hoje é Taxa de Ocupação e Índice de Aproveitamento, você sabe como calcular?
Bom… Vamos lá!
Para o cálculo de áreas de um projeto (taxa de ocupação), seja ela construção nova ou regularização, o mais importante que vocês devem ter sempre em mente é:
TODA ÁREA COBERTA CONTA COMO ÁREA CONSTRUÍDA!
Não importa qual ambiente ou qual pavimento seja, se tem uma cobertura sobre ela, então contabilizada para o quadro de áreas, Exceto pavimento com pé direito duplo, aí você conta uma vez só a área.
Outra coisa importante é o beiral!
Beiral de até 1,00 m de largura não contabiliza como área construída, por tanto não entra para o quadro de áreas (taxa de ocupação), mas se passar de 1,00 m você deve fazer o contorno do perímetro da edificação não pelo extremo externo da parede mas sim pelo contorno da cobertura, ou seja projeção do beiral!
Na maioria das prefeituras funciona assim! E esse é um fator que você deve consultar no Código de Obras da cidade que você pretende aprovar um projeto!
Lembrando sempre: Cada prefeitura tem o seu código de obras, com suas características e exigências próprias regidas por um plano diretor.
Outra coisa que deixo claro no e-book: Sabemos que temos muitas prefeituras municipais em nosso país, portanto seria leviano afirmar que todas trabalham da mesma maneira. Cada prefeitura tem seu procedimento padrão, suas leis e seus códigos de obras, porém sabemos por experiência profissional que existe o procedimento mínimo a ser atendido para se aprovar um projeto de prefeitura, seja qual for: construção, regularização e etc. É esse mínimo que discorremos ao longo das páginas do e-book Projetos de Prefeitura. (taxa de ocupação)
Então vamos lá, vamos voltar aos cálculos de áreas:
Vamos falar sobre o quadro de áreas e taxa de ocupação:
Nesse local é onde estarão indicadas quais são as áreas do lote, assim como as áreas a construir, a reformar, a acrescer e/ou a demolir etc. As áreas são indicadas por pavimentos e são separadas por áreas computáveis e não computáveis:
Você pode criar o seu quadro como você quiser o importante é que você separe as áreas corretamente. (taxa de ocupação)
Áreas computáveis são as áreas habitáveis, aréa onde costumamos usar o ambiente, ( Garagem Coberta também entra: Duvida do Facebook) como as áreas dos pavimentos, e as áreas não computáveis são as áreas de obras complementares, como piscina e casa de máquinas. (taxa de ocupação)
Nesse local também é onde serão anotados os índices urbanísticos como as taxas de ocupação e coeficiente ou índice de aproveitamento.
Para facilitar a verificação do cálculo de áreas é necessário preparar um memorial de áreas, esse memorial de calculo de áreas:
Com esse esquema você consegue separar e visualizar as áreas facilmente o que facilitará o correto preenchimento do quadro de áreas no selo prefeitura.
A parte mais difícil para quem não conhece é calcular o TO e IA ou CA ! (taxa de ocupação)
Mas para isso existe uma regrinha básica muito fácil de se guardar, Com essa formula você consegue fazer os cálculos e inseri-los no quadro de áreas sem confusão:
TO = ÁREA TOTAL CONSTRUIDA DO PAV. TÉRREO
ÁREA TOTAL DO LOTE
CA = ÁREA ÚTIL TOTAL CONSTRUÍDA
ÁREA TOTAL DO LOTE
Mas lembre-se, para esses cálculos só entram na contagem as áreas computáveis, áreas não computáveis como piscina e casa de maquinas NÃO!
Subsolo também não entra na contagem do CA, pois ele está abaixo do nível da rua, e CA é sobre o aproveitamento a partir do nível da rua ok
Fique ligado!
Bons projetos!
tu pode me ajudar, que tenho um trabalho e não estou sabendo iniciar..
tenho um canteiro com dimensões 17,20 x 55 e a obra é um prédio 7 andares, Tx ocupação 75. Obs: um sub solo 60% da área total. Recuo jardim 4 m, Lateral 2m, Fundos 4m. Desde já muito obrigado.
Studio Modello – Consultorias, Auxílio a projetos de arquitetura, desenhos técnicos, Plantas Humanizadas, Maquete 3D, perspectiva interna, perspectiva externa, perspectivas internas, perspectivas externas: http://studiomodello.wix.com/site
Boa tarde,
Eu gostaria de saber como efetuo o cálculo do número de pavimentos de acordo com o programa e a lei de uso e ocupação do solo.
Att,
O cálculo eh sempre o mesmo.. depois eh que vc verifica se o calculo pode ou não ser executado dentro daquela ocupacao do solo…
Boa tarde. Você saberia me informar se muros de divisa entram como área computável?
Obrigado!!
muros de divisa nao entram no calculo.