MON reúne todas as ações virtuais da quarentena em hotsite

''Museu Oscar Niemeyer'' |Source = photo taken by Morio |Date = 6 January 2006, Curitiba, Paraná, Brasil |Author = Morio

JUNTE-SE A MAIS DE 24.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

”Museu Oscar Niemeyer” Foto: Morio

O Museu Oscar Niemeyer (MON) disponibilizou diversas oficinas artísticas e exposições online. As atividades são gratuitas, voltadas para toda a família.

Após o início da quarentena ocasionada pela pandemia da COVID-19, o Museu Oscar Niemeyer (MON) criou o hotsite #monemcasa, que disponibiliza um conteúdo especialmente desenvolvido para ajudar as pessoas a superarem as dificuldades de acesso à cultura durante o isolamento social.

Num único local, organizado de maneira prática e didática, o público pode agora acessar atividades criadas especialmente pela instituição neste período de distanciamento social, como oficinas artísticas e exposições online. Seguindo decreto do Governo do Estado do Paraná, o MON está temporariamente fechado ao público desde março.

“Quando tivemos que fechar as portas do Museu para preservar a saúde e a integridade física dos visitantes e de nossos colaboradores, estávamos iniciando um ano em que teríamos importantes exposições e muitas atividades educativas”, explica a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika.

Imediatamente após o fechamento, teve início a produção de um amplo e diversificado conteúdo virtual, que inclui oficinas artísticas, mediações a exposições, entrevistas e visitas a ateliês de artistas e outras atividades, como forma de oferecer ao público conteúdo dinâmico e educativo, que possa ser acessado durante a quarentena.

“Entendemos que a arte e a cultura podem representar um alimento à nossa alma, levando bem-estar e fortalecendo a saúde mental nesse momento difícil pelo qual passamos”, comenta Juliana.

A maioria do material produzido foi disponibilizada inicialmente nas redes sociais do Museu. Em casos específicos, como o programa Arte para Maiores, direcionado ao público com mais de 60 anos, as oficinas são enviadas semanalmente por WhatsApp aos participantes já inscritos ou que se cadastram por e-mail. Tudo isso está agora reunido no hotsite. No mesmo local, o público acessa ainda as 13 exposições realizadas pelo MON e que estão na plataforma Google Arts & Culture.

Confira as obras disponíveis:

  • “O que é Original?”, de Marcelo Conrado;
  • “Declaração de Princípios”, de Geraldo Leão;
  • “Luz ≅ Matéria”;
  • “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”;
  • “Nos Pormenores um Universo – Centenário de Vilanova Artigas”;
  • “Irmãos Campana”;
  • “Não Está Claro até que a Noite Caia”, de Juliana Stein;
  • “Circonjecturas”, de Rafael Silveira;
  • “O Último Império”, de Serguei Maksimishin;
  • “Man Ray em Paris”;
  • “Antanas Sutkus: Um Olhar Livre”;
  • “União Soviética Através das Câmeras”

“Uma delas, a mostra ‘Man Ray em Paris’, primeira exposição do artista no Brasil, tinha acabado de ser inaugurada fisicamente quando o Museu fechou as portas. Por isso, nos apressamos em viabilizá-la no Google Arts & Culture para que todos pudessem ter acesso”, comenta a diretora-presidente do Museu.

Sobre o MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Decreto

O MON está temporariamente fechado para o público, atendendo ao decreto estadual nº 4.230, que determinou o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas e teatros – e suspendeu os eventos artísticos e culturais a partir do dia 17 de março de 2020.

1 Compart.
Compartilhar
Twittar
Pin1
WhatsApp