Qual a real importância dos equipamentos fotográficos para se tirar uma foto?
A quantidade de megapixels de uma câmera sempre convence quem está atrás de mais qualidade pra suas fotografias mas não entende muito sobre o assunto. Mas será que isso realmente é o que faz a diferença entre uma foto comum e uma foto profissional?
Aqui você vai aprender: quais equipamentos fotográficos realmente farão a diferença na sua foto e o que você vai precisar, além deles, pra tirar fotos maravilhosas!
Quer aprender ainda mais? Então dê uma olhada em:
- Como tirar fotos incríveis com seu Smartphone
- 5 Perfis que você deveria seguir no Instagram e por quê?
- Guia de Equipamentos Fotográficos do Olhar de Arquiteto
CÂMERA
Você fica perdido com tantas opções de câmeras, lentes e acessórios? Não sabe nem por onde começar?
Quando as pessoas me perguntam qual câmera comprar, sempre cito uma frase do fotógrafo americano Ernst Haas que já na década de 20 dizia:
“A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. MAS VOCÊ PRECISA VER”
Na minha opinião, concordo e descordo do Haas. O equipamento faz sim diferença! Se não fizesse, todos os fotógrafos profissionais estariam utilizando seus smartphones e não câmeras profissionais, não é?
Mas ao mesmo tempo que discordo, concordo com ele. Experimente entregar uma câmera fotográfica de 7 mil dólares para alguém sem técnica ou conhecimento em fotografia. Ele vai tirar as mesmas fotos que tira com seu smartphone, mas agora em alta resolução, rsrs.
Existem diversos tipo de câmeras, mas o que eu quero dizer com todo esse papo de que a câmera não faz diferença é que você deve começar a fotografar agora, com o que você tiver.
Pode ser seu smartphone, uma câmera compacta, uma “semi profissional” ou até mesmo uma câmera que tenha opção de troca de lentes.
Para cada panela existe sua tampa! É assim na vida amorosa e também na fotografia, rs. A câmera ideal pra você vai depender muito do seu nível de conhecimento e até onde quer aprender e chegar com a fotografia.
Indicação do Olhar de Arquiteto: Se você gosta e pretende levar sua fotografia para um nível mais elevado, mesmo sem ter ainda o conhecimento necessário, te recomendo começar com uma câmera de entrada (das profissionais, com troca de lentes). Mas isso é apenas se você for querer levar à “sério”, profissionalmente ou como hobby, mas com uma vontade de explorar seu potencial criativo (como eu fiz).
Mas, independente de com o que você vai fotografar, pense em como vai fazê-lo! Mais pra frente vou te explicar algumas das formas de melhorar sua fotografia, sem precisar comprar uma câmera caríssima para isso.
LENTES ou OBJETIVAS
Se você já possui uma câmera com a possibilidade de troca de lentes, esse sim é um item que eu recomendo investir. Se a câmera fosse nosso olho, a lente seria nossa córnea e cristalino.
É ela quem permite que a luz chegue até o sensor das câmeras digitais ou ao filme, nas analógicas. E isso sim afeta diretamente a qualidade das imagens e a liberdade criativa das suas imagens.
TRIPÉS
Não ter um não vai te impedir de fotografar. Mas ter quando tiver um, vai perceber o quanto ele é libertador de criatividade.
No momento em que você começa a usar o tripé, os usos e limites que a câmera na mão lhe impõe somem. Autorretrato, fotos de longa exposição de faróis de carros pintando a cidade, estrelas no céu mais brilhantes que nunca. O limite é imposto apenas pelo conhecimento e por VOCÊ.
Existem diversos modelos, do mais caros aos mais baratos, vai depender da sua necessidade e disponibilidade financeira.
O QUE REALMENTE FARÁ A DIFERENÇA: O SEU OLHAR
As ferramentas auxiliam no resultado, mas não o determinam. O equipamento faz apenas 20% do trabalho. O resto é com você! Dizer para um fotógrafo que suas fotos são boas por quê ele possui uma câmera boa é o mesmo que dizer para um arquiteto que os projetos dele são bons porque ele possui uma lapiseira boa (ou, nos dias atuais, um computador bom, rsrs), concorda?
A foto perfeita não aparece do nada. Você deve estudar sobre composição e iluminação e praticar MUITO. Fotografia não se aprende apenas lendo, se aprende na prática. Buscar no dia a dia elementos como ritmo, contrastes, alinhamentos e padrões são fundamentais para você se destacar na fotografia.
Não adianta ficar parado apontando a câmera e torcer pra que a foto saia boa! Lembre-se, 80% do trabalho é seu. Se movimente enquanto olha para sua câmera, mudando os ângulos e tentando enquadrar elementos diferenciados para conseguir uma foto diferenciada!
RESUMO
- Câmera – Fotografe com o que você já possui! Mas se for comprar uma câmera, opte pelas câmeras de entrada com troca de lentes.
- Lentes – Se já tiver ou optar com comprar uma câmera com troca de lentes, agora é a hora de investir pesado. O resultado virá, pode ter certeza.
- Tripé – Não é fundamental, mas se puder, adquira um para poder criar imagens ainda mais incríveis!
- O que realmente fará a diferença: o seu olhar – Repare nos detalhes, nas cores, texturas e padrões. Aprenda a encontrar a foto perfeita e não torcer para que ela apareça na sua câmera.
Se você gostou desse post ou quer saber mais sobre o assunto, vai adorar o conteúdo que criamos pra você baixar gratuitamente.
Baixe agora o Guia de Equipamentos Fotográficos do Olhar de Arquiteto
Deixe uma resposta