Constru Nordeste – 1ª Expo Construção do Nordeste

Sobre a CONSTRU NORDESTE
A CONSTRU NORDESTE - 1a Expo Construção do Nordeste é o maior evento da construção do Norte e Nordeste. Idealizada para unir, em um mesmo local, todos os segmentos da indústria da construção civil. O evento apresenta novidades do setor, principais tendências, produtos e as mais modernas soluções em inovação e sustentabilidade.
GstarCAD a melhor alternativa CAD
A melhor alternativa CAD (Economia de até 80%)

CONSTRU NORDESTE – 1ª Expo Construção do Nordeste é o maior evento da construção do Norte e Nordeste. Idealizada para unir, em um mesmo local, todos os segmentos da indústria da construção civil. O evento apresenta novidades do setor, principais tendências, produtos e as mais modernas soluções em inovação e sustentabilidade.

construnordeste 2

O Nordeste brasileiro abriga várias cidades em expansão, entre elas Salvador, Recife, Fortaleza e Maceió. A região tem apresentado aumento na construção de edifícios residenciais, comerciais e, no que tange à infraestrutura, no desenvolvimento de estradas, aeroportos e portos. Além disso, projetos envolvendo a geração e distribuição de energia renovável, como parques eólicos e solares, têm ganhado destaque na região. 

De forma geral, o Nordeste do Brasil, historicamente, tem uma indústria da construção civil significativa, impulsionada por projetos residenciais, comerciais e de infraestrutura. A região experimentou um crescimento econômico notável nas últimas décadas, o que levou a um aumento desta demanda. De acordo com pesquisa do último ano feita pela Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), a região Nordeste é a que registra maior intenção de compra de imóveis do mercado nacional. Os dados coletados indicam que quatro em cada dez moradores dos estados do Nordeste estão em busca de um novo imóvel para investir.

constru nordeste

Para o vice-presidente do Sinduscon-BA (Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia), Ângelo Lorens Simões, o estado vive essa efervescência da demanda e registra interesse de incorporadoras de outras regiões. “Temos espaço para incorporadoras do Sul e do Sudeste. A ‘região está em constante desenvolvimento, tanto em infraestrutura como no mercado imobiliário, além de diversas obras públicas que estão em andamento”, disse.

Projetos do programa habitacional do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, além das obras industriais, como a manutenção e ampliação da Refinaria de Mataripe, que foi vendida pela Petrobras para a Acelen – devem aquecer ainda mais o mercado regional. O Oeste baiano, com o agronegócio, é outra região que têm despertado o interesse do setor imobiliário na ampliação da sua infraestrutura. 

O presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, ressalta que a base da construção civil local está moldada em três pilares essenciais: investir no capital humano, investir em tecnologia e inovação e pensar na responsabilidade social, ambiental e de governança das empresas.

GstarCAD a melhor alternativa CAD
A melhor alternativa CAD (Economia de até 80%)

Para Landim, outro aspecto importante são as tecnologias na indústria da construção, que melhoram o ambiente de trabalho e ganho na produtividade. “Em especial, a utilização da BIM – Modelagem de Informações da Construção – vem se mostrando uma ferramenta muito poderosa para quebrar barreiras, principalmente as burocráticas, proporcionando uma grande revolução no momento da aprovação de projetos e emissão de alvarás. Vale lembrar que antecipar os custos da parte burocrática em uma obra pode representar uma economia em torno de 12% do valor total, segundo estudos divulgados pela CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção”, diz Landim.

Setor aquecido também no Ceará

O estado do Ceará também se destaca como importante polo de desenvolvimento no Nordeste brasileiro, com novos empreendimentos imobiliários, expansão de áreas urbanas e fortalecimento da infraestrutura. 

Além disso, o governo local tem adotado políticas de incentivo ao setor, como programas de financiamento habitacional e estímulos à construção de empreendimentos de interesse social. Essas medidas contribuíram para a movimentação do mercado e a geração de empregos na área da construção civil. 

“Com a reformulação do programa habitacional do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida, a expectativa é gerar cerca de 10 mil empregos no setor nos próximos três anos, com diversas oportunidades para toda a cadeia produtiva da construção civil do Ceará”, disse o presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias de Sousa.

Alagoas como polo gerador de postos de trabalho

“Somos um grande gerador de postos de trabalho. Temos mais de 20 mil empregos diretos e chegamos a mais de 60 mil empregos, entre diretos e indiretos. Isso é importante para movimentar a economia. Podemos afirmar que o setor da construção ajuda a movimentar a vida de 300 mil pessoas no estado”, afirmou o vice-presidente do Sinduscon-AL, Alfredo Brêda.

De acordo com ele, os projetos de infraestrutura e saneamento básico em Alagoas vêm se desenvolvendo com regularidade, o que tem facilitado a ascensão do setor imobiliário. Breda comenta que o estado de Alagoas tem uma gama de duplicação de estradas em execução, proporcionando lançamentos de imóveis e a implantação de indústrias que ajudam no desenvolvimento da região. 

No Litoral Norte está sendo feita a duplicação da AL 1-1 Norte, que se estenderá até Barra de Santo Antônio e terá seu trajeto alterado para serem preservadas as zonas urbanas hoje cortadas pela atual rota. “Uma duplicação importante que chega quase na divisa com Pernambuco e é uma área turística forte, com novos hotéis e grandes empreendimentos imobiliários. Se fizermos uma análise, os principais projetos públicos e privados se correlacionam”, disse Alfredo Brêda.

Constru Nordeste

É neste contexto de expansão da atividade do mercado da construção civil no Norte e Nordeste do país que acontece em Salvador (BA), de 20 a 22 de setembro, a 1ª Constru Nordeste, o primeiro grande encontro do setor, reunindo cerca de 100 empresas fornecedoras de produtos e serviços, além de entidades e profissionais de diversas áreas correlacionadas à construção civil, como designers, arquitetos, e empresas. 

A escolha da capital baiana levou em consideração que 5% do PIB da construção civil nacional corresponde à Bahia, que concentra 30% da construção, conforme dados do Sinduscon-BA. 

A 1ª Constru Nordeste levará a Salvador os stakeholders do ecossistema da Construção Civil. Além de engenheiros, arquitetos, profissionais de design de interiores, gestores públicos e privados e estudantes. Entre os expositores confirmados estão empresas do porte da SH Formas, Águia Metais, Algeco, Líder Alumínio, Mundial Alumínio, Atex, Telhas Cascatel, CDA Metais, Ecoimper, Elétrica Bahiana, Festcor, Forsa, Gramonas, Ibratim, Jeene Juntas, MB Formas, Placlux, Projeto Service, Sherwin Williams, Grupo Stamz, Tecno Fluidos, Volvo, Salvabras, Simonassi, Telhas Nordeste, Veneza Equipamentos, entre outras.

“Almejamos que a Constru Nordeste seja um ambiente catalisador de negócios, fornecedor de novas tecnologias e conhecimento técnico para toda a indústria da construção civil. Com isso, buscamos o fortalecimento do segmento e da economia local. A Bahia precisa se apoderar da sua relevância nesta indústria perante o Norte e Nordeste do Brasil”, afirmou o diretor de Gestão e Relações Institucionais da Rede Bahia, parceiro oficial do evento, Guilherme Lopes.

Para o Sinduscon-CE, a realização da 1ª Constru Nordeste é um marco significativo para o setor da construção civil na região. “Trata-se de um evento que reúne diversos profissionais, empresas e instituições relacionadas ao segmento, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimentos, apresentação de novas tecnologias, debates sobre tendências e criação de oportunidades de negócios”, disse o presidente, Patriolino Dias de Sousa.

“A realização da 1ª Constru Nordeste é importante e ajuda a promover e fazer com que empresários e a sociedade em geral entendam o valor do setor da construção, não só no Norte e Nordeste, mas em todo o país”, acrescentou Alfredo Brêda, vice-presidente do Sinduscon-AL.

Rodada de Negócios

Durante a 1ª Constru Nordeste acontece também uma interação entre expositores e visitantes ao estilo Rodada de Negócios, patrocinada pelo Sebrae, pela Fieb e pelo Sinduscon. A ideia é criar sinergia entre as empresas fornecedoras nacionais e internacionais em reuniões com arquitetos, engenheiros, construtores, estudantes, lojas e distribuidores de materiais de construção. “Será mais uma oportunidade que o evento proporcionará para integrar a indústria da construção”, afirmou o vice-presidente do Sinduscon-BA, Ângelo Lorens Simões.

CONSTRU NORDESTE – 1ª EXPO CONSTRUÇÃO DO NORDESTE

  • Local: Centro de Convenções – Salvador (BA).
  • Data: 20 a 22 de setembro de 2023.
  • Horário: das 11h às 21h.
  • Mais informações e credenciamento: Clique aqui

Nordeste brasileiro apresenta cenário em expansão na construção civil

construnordeste 2
GstarCAD a melhor alternativa CAD
A melhor alternativa CAD (Economia de até 80%)
Avalie este post
Emanuel Souto é Arquiteto e criador do Blog Papo de Arquiteto. Curte cinema, livros, poesia, fotografias e o seu cachorro Saito (não é Site). Ama boa música, vinho e detesta conversa fiada. Conheça nosso escritório: https://cactos.arq.br/

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais sobre: política de cookies
adbanner