Arquitetos: Fabiano Tavares Teixeira e Lívea Rocha Pereira Penna
Escritório: Argus Arquitetura e Interiores
Área: 67,64 m²
Tipo de projeto: Casas
Ano: 2018
Fotografias: Bruno Meneghitti
Fabricantes: Vedacit, Aqualimp, Vidraçaria Coplany, Eco Vale, Argamar, Arte em Ladrilhos, Atelier Adriana Lopes
Clientes: Davi Salomão Pessoa
Engenharia: Lucas Alves Penna
Localizada na Zona da Mata mineira, a casa Asa-Delta pousa em uma clareira rodeada pela mata atlântica.
Tiramos partido desse paraíso natural e desenvolvemos o projeto, buscando maximizar a vivência e conexão com a natureza, tanto a partir da forma e das vistas da mata, quanto pelos materiais escolhidos, permitindo criar um refúgio perfeito para se reporem as energias gastas na correria cotidiana.
Inspirada pelo bater das asas dos pássaros, projetamos o telhado com a cumeeira atravessando a diagonal da casa, como se ela fosse impulsionar o voo em direção ao céu azul que se destaca na clareira.
Sob essas asas, um jovem casal seria acolhido em uma casinha toda feita de tijolos ecológicos, aconchegante e receptiva, que conta com um espaço integrado, conectando cozinha, sala de jantar e área gourmet, além do quarto e banheiro. Nos fundos ainda se encontram uma lavanderia e um depósito.
A integração dos ambientes eliminou a necessidade de paredes internas, ampliando a sensação de espaço e contribuindo para a diminuição dos custos, fator fundamental, visto que os recursos financeiros para a execução da obra eram limitados.
A utilização de materiais como tijolo ecológico (solo-cimento), que ficou aparente, e o piso de cimento queimado, também contribuiu significativamente com a questão financeira: essa obra de 67,64 m² custou apenas R$ 63mil (U$ 15.180,00), e ficou pronta em 3 meses.
A captação da água potável em poço e o tratamento do esgoto através de fossa biodigestora foram outras soluções sustentáveis adotadas.
Na decoração, destaque especial para as luminárias feitas a partir de garrafas de vidro, para os tozetos de ladrilho hidráulico artesanal e para o fechamento da pia em patchwork, com retalhos de tecido, que deram o toque final à decoração sustentável.
Deixe uma resposta