A Biblioteca Digital Camões disponibiliza atualmente mais de 30 livros sobre arquitetura para download gratuito. O site é parte do “Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P.”, entidade pública de administração autônoma, que responde ao Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal. O objetivo da biblioteca digital é promover a língua portuguesa para um universo cada vez maior de falantes e estudantes deste idioma.
Em relação aos livros, alguns deles são: “Arquitectura Barroca em Portugal”, de José Fernandes Pereira; “Exposições Universais: Paris 1900″, de António Guerreiro; “Lisboa: Urbanismo e Arquitectura”, de José-Augusto França; “Exposições Universais: Sevilha 1992”, de João da Silva; “Espaços Públicos”, de Manuel Salgado; e “Pavilhão da Utopia: exposição mundial de Lisboa 1998”, de Adelaide Batista. A relação completa está aqui.
A arquitetura é uma profissão muito antiga que perdura até os dias de hoje. Os interessados em trabalhar no ramo devem se especializar. O Papo de Arquiteto disponibiliza o curso de AutoCAD para Arquitetura desde o nível básico ao avançado, que prepara auxiliares de arquitetos arquitetos e engenheiros civis para atuarem em escritórios, departamentos de obras de empresas e instituições públicas e privadas. Saiba mais.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_toggle title=”O que é a Biblioteca Digital Camões?” open=”false”]O que é a Biblioteca Digital Camões?A Biblioteca Digital Camões pretende ser um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição.
A Biblioteca Digital Camões tem autores e edições no domínio público, mas também em edições actuais, protegidas por direitos conexos (fixação de textos, notas críticas, prefácios e posfácios…etc.), obras protegidas por direitos e de autores vivos. Consequentemente, cada edição publicada terá um nível de acesso que é resultado da expressão de uma vontade conjunta do Instituto Camões, I.P., e do editor e/ou instituição proprietária da edição.
Nesse sentido, existem níveis diferenciados de acesso:
1 – Apenas leitura;
2 – Leitura e impressão;
3 – Leitura, impressão e cópia.
A licença de utilização, que antecede a descarga de alguns títulos, serve para atestar que se trata de uma edição que é pertença de uma editora; uma edição que é o resultado do esforço financeiro e humano de uma instituição que tem um nome. Aliás, este critério será sempre aplicado, as edições serão sempre identificadas, evitando riscos desnecessários em relação à qualidade e autenticidade das edições.
Uma parte dos títulos disponíveis é de obras cujos direitos ou as edições são pertença do Instituto Camões (devidamente identificadas no ficheiro); sempre que se tratem de obras que ainda existem no mercado em formato papel, a Biblioteca Digital Camões possibilitará apenas a leitura em linha da obra; em todos os outros casos será facultada ao utilizador a possibilidade de ler, imprimir e copiar. No que respeita as edições fornecidas por parceiros, as permissões são negociadas caso a caso.
A Biblioteca Digital Camões não se pretende apresentar como alternativa ou um concorrente de editoras ou livrarias. É uma biblioteca. O trabalho dos editores é insubstituível e fundamental. O reconhecimento dos responsáveis pelas edições é também uma manifestação de respeito pelas pessoas que ganham a vida a fazer e a vender livros, e que aceitaram participar connosco nesta missão de divulgação da língua e cultura portuguesas no mundo.[/vc_toggle][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_single_image image=”7342″ alignment=”center” border_color=”grey” img_link_target=”_blank” img_size=”full” link=”http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/arquitectura-1.html?limit=20&limitstart=0″][/vc_column][/vc_row]
Deixe uma resposta