Criando um cenário para um projeto no Photoshop

Criando um cenário para um projeto 4

Tutorial: Criando um cenário para um projeto no Photoshop

Neste tutorial, vamos te ensinar a criar um cenário! Criando um cenário para um projeto utilizando o Photoshop.

Em dois artigos anteriores, apresentamos o Photoshop e mostramos como esse software pode ser um excelente aliado para a pós-produção do seu projeto, te oferecendo recursos que te possibilite acrescentar detalhes e colocar mais vida, realidade e pessoalidade no seu projeto.

Para isso, vamos utilizar essas duas imagens:

criando um cenário para um projetocriando um cenário para um projeto

Para fazer o download, basta clicar nelas para abrir em uma nova aba ou clicar com o botão direito e escolher a opção “Salvar como”. Uma dica: se você for colocar uma imagem online, procure salvá-la no formato PNG. Para fazer isso, basta selecionar esta opção:

criando um cenário para um projetoO PNG é um formato mais leve e que é “lido” melhor pelos códigos que formam a internet. Você também pode salvar a imagem com fundo transparente, o que te facilita aplica-la em outros lugares sem a necessidade de fazer um recorte.

O produto final será esse:

Criando um cenário para um projeto 4Ele é bem simples, mas é um exercício interessante porque vamos trabalhar com vários recursos do Photoshop, como brilho e contraste, níveis, iluminação, opções de mesclagem e rotação da imagem. Vamos começar?

Passo 1

  1. O primeiro passo é você abrir as duas imagens que vamos trabalhar: o terreno e a casa, que você encontra no começo deste post. Os dois arquivos estão em PNG. Para abrir, basta você clicar com o botão direito e escolher a opção “Abrir com à Adobe Photoshop” ou ir pelo Photoshop, clicar em “Arquivo à Abrir”. O atalho para esta ação é CTRL+O.
criando um cenário para um projeto
criando um cenário para um projeto

Depois de abrir os dois arquivos, você vai se deparar com essa tela:

Criando um cenário para um projeto 6

Passo 2

  1. Vamos primeiro editar a imagem do terreno, alterando um pouco o brilho e contraste e ajeitando os níveis de cor da imagem. Para isso, basta seguir esses passos:

Criando um cenário para um projeto 7

Criando um cenário para um projeto 8

Criando um cenário para um projeto 9

Criando um cenário para um projeto 10

Criando um cenário para um projeto 11

Criando um cenário para um projeto 12

Passo 3

  1. Depois de editarmos o brilho e contraste e os níveis da imagem, para ressaltar o verde da grama e as nuvens, vamos jogar a casa no terreno. Para isso, você pode agir de duas maneiras: arrastando o arquivo de onde ele está salvo para o arquivo do terreno; ou arrastando para baixo a aba da casa e depois arrastando a imagem para o terreno. Se você fizer dessa segunda maneira, a sua tela deverá estar assim:

 

Criando um cenário para um projeto 13

Depois que você arrastar, essa é a tela que vai aparecer:

Criando um cenário para um projeto 14

Basta clicar OK. Depois disso, a sua imagem ficará assim:

Criando um cenário para um projeto 15

Vamos agora redimensionar a figura da casa. Para isso, você pode clicar com o botão direito na imagem e escolher a opção “Transformação Livre” ou utilizar o atalho CTRL + T. A sua tela deverá ficar assim:

Criando um cenário para um projeto 16

Redimensione do tamanho que você quiser. Lembre-se só de que, dependendo do tamanho que você redimensionar, você vai precisar colocar a casa mais distante ou mais próximo da tela. Pense que você está tirando uma foto: quanto mais próximo você está de um objeto, maior é esse objeto. Quanto mais distante, menor é o seu tamanho. criando um cenário para um projeto

A imagem da casa poderá ficar assim depois de redimensionada:

Criando um cenário para um projeto 17

Depois de redimensionada, basta dar um enter. A imagem ficará assim:

Criando um cenário para um projeto 18

Passo 4

  1. Agora, vamos começar o processo de edição da imagem. Precisamos alterar um pouco o brilho e contraste e os níveis da casa. Essas foram as configurações que utilizei:

Criando um cenário para um projeto 19

Criando um cenário para um projeto 20

O resultado final da casa editada será este:

Criando um cenário para um projeto 21

Passo 5

  1. Agora, vamos fazer um caminho que leva até a porta da casa. Você reparou que existe uma espécie de escadinha de tijolos? Com a ferramenta conta gotas, você vai selecionar a cor da escadinha e criar um retângulo conforme as imagens a seguir:

Criando um cenário para um projeto 22

Quando você clica com o conta-gotas para selecionar uma cor e fica pressionando o botão do mouse, é isso o que aparece:

Criando um cenário para um projeto 23

Porém, você pode só selecionar a ferramenta conta-gotas e clicar em cima da cor que quer selecionar. Ela vai aparecer na paleta de cores que você está trabalhando, que normalmente oferece duas opções (preto e branco, ou as outras cores que você trabalhou).

Depois disso, selecione a opção “Quadrado” na ferramenta de formas geométricas e desenhe um retângulo:

Criando um cenário para um projeto 24

Criando um cenário para um projeto 25

Agora, vamos distorcer a imagem: use o comando CTRL+T para criar a transformação livre, clique com o botão direito e escolha a opção distorcer. Se você só usar o CTRL+T, vai transformar por igual a sua imagem; como queremos distorcê-la, você pode escolher outras opções.

Criando um cenário para um projeto 26

Agora, vamos diminuir as parta superior e alargar a parte inferior.

Criando um cenário para um projeto 27

Quando você acabar de fazer o redimensionando, basta apertar Enter. Esse aviso vai aparecer e basta você clicar OK.

Criando um cenário para um projeto 28

A sua imagem vai ficar assim:

Criando um cenário para um projeto 29

Agora, vamos dar um pouco mais de realismo: clique com o botão direito em cima da camada desse caminho e escolha “Opções de Mesclagem”. Você também pode clicar em “Camada” à “Estilo de Camada” à “Opções de Mesclagem”. Vamos trabalhar com a “Sobreposição de padrão”. criando um cenário para um projeto

Escolhi um padrão que já vem com o Photoshop, mas você pode trabalhar com o da sua preferência. As configurações que utilizei estão nas imagens a seguir:

Criando um cenário para um projeto 30

Criando um cenário para um projeto 31

Criando um cenário para um projeto 32

O nosso caminho vai ficar assim, se você utilizar o padrão e as configurações que eu escolhi:

Criando um cenário para um projeto 33

Repare que o caminho está meio fora da abertura da porta. Você deve configurar isso utilizando os comandos de transformação para dar o máximo de realismo possível para o projeto.

E para dar mais realismo, vou aplicar uma sombra. Para isso, basta voltar às “Opções de Mesclagem” e escolher “Sombra Projetada”. As configurações que você deve utilizar são essas:

Criando um cenário para um projeto 34

Pronto! A nossa imagem corrigida vai ficar assim:

Criando um cenário para um projeto 34

Passo 6

  1. Agora, vamos trabalhar com os efeitos de iluminação. Para trabalhar com a imagem como um todo, você vai agrupar as camadas. Para isso, basta selecionar todas as camadas do seu projeto, clicar com o botão direito em cima delas e escolher a opção “Converter objeto inteligente”.

 

Criando um cenário para um projeto 36

Criando um cenário para um projeto 37

Este será o resultado final:

Criando um cenário para um projeto 38

Agora, você vai clicar novamente com o botão direito sobre a camada e escolher a opção “Rasterizar camada”. Isso serve para tornar o seu projeto editável. criando um cenário para um projeto

Criando um cenário para um projeto 39

Criando um cenário para um projeto 40

Passo 7

  1. Vamos trabalhar com a iluminação do seu projeto. Depois, vamos colocar uma sombra ao redor da casa.

Para trabalhar com os efeitos de iluminação, vá até o menu “Filtro” à “Renderização” à “Efeitos de iluminação”.

Criando um cenário para um projeto 41

Você vai se deparar com essa tela. Escolhi utilizar um modelo pré-definido, que se chamada “Spot em 45 graus”. Modifiquei a intensidade, conforme você vê nas imagens a seguir.

Criando um cenário para um projeto 42

Criando um cenário para um projeto 43

Para sair desta tela, basta clicar em OK. Agora, vamos fazer um círculo achatado, como na imagem a seguir. Para fazer o círculo, basta clicar na parte de ferramentas geométricas e escolher a opção desejada. criando um cenário para um projeto

Criando um cenário para um projeto 44

Repare que o círculo está marrom, já que ela era a cor que estávamos trabalhando. Para alterar, basta ir em “Detalhes da forma” e escolher a cor preta. Você também consegue alterar isso na opção “Preenchimento” ou com a “Sobreposição de cores” em “Opções de mesclagem”. Para você conseguir alterar a cor, é importante que a camada do círculo esteja selecionada e você também esteja com a opção de formas geométricas selecionada.

Criando um cenário para um projeto 45

Agora, vamos alterar algumas definições do círculo para torna-lo menos visível. Primeiro, você vai alterar o modo de mesclagem e depois alterar a sua opacidade:

Criando um cenário para um projeto 46

Criando um cenário para um projeto 47

Passo 8

  1. Agora, vamos precisar apagar os excessos do círculo. Porém, se você selecionar a borracha vai perceber que ela fica com um símbolo de proibido, como se não pudesse acessar a camada da circunferência. Para resolver esse problema, basta clicar com o botão direito e escolher a opção “Rasterizar camada”.

Criando um cenário para um projeto 48

Dependendo do ângulo da sua luz, você vai precisar mover o círculo para dar um efeito mais realista a sombra, como fiz e pode ser visto na imagem a seguir. criando um cenário para um projeto

Criando um cenário para um projeto 49

Agora, é hora de apagar os excessos. O importante é você prestar atenção nos detalhes e tentar tornar o mais realista possível todos os efeitos que você colocou. Vale a pena aproximar a imagem e ir se apegando aos detalhes, alterando, inclusive, o tamanho da borracha para conseguir pegar até os pequenos detalhes que você encontrar em cantos.

Criando um cenário para um projeto 50

Pronto! Este é o resultado final. Agora você só precisa salvar no formato desejado (pode ser JPGE, PNG ou PDF) e terá o seu projeto com uma pós-produção diferenciada e bem caprichada!

Criando um cenário para um projeto 51

E aí, o que achou do tutorial? Essa produção foi bem simples e pegamos dois elementos que já estavam prontos (a casa e o terreno). Mas você pode criar tudo isso utilizando inúmeros recursos que o próprio Photoshop (ou algum outro programa que você utiliza na sua rotina profissional) oferece. O bacana é produzir algo que mostre a sua preocupação com os detalhes e como você pode oferecer um projeto diferenciado para o seu cliente. Até a próxima!

Avalie este post

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais sobre: política de cookies