A Casa Zanette é o projeto de uma família jovem buscava construir sua casa de praia em um local tranquilo para seus filhos passarem seus dias de lazer.
Para a Casa Zanette – A escolha da praia de Arroio do Sal, cidade preferida pelos moradores da região serrana, traz consigo todas as lembranças de outros anos. Eles desejavam uma residência aconchegante para receber amigos e familiares onde os ambientes sociais fossem integrados e amplos.
Arquiteto Líder: Gabriel Brun
Nome do Projeto: Casa Zanette
Escritório: Coletivo Arquitetura (e-mail)
Localização do Escritório: Rio Grande do Sul, Brasil
Área: 372,00 m²
Tipo de projeto: Casas
Localização do projeto: Rio Grande do Sul, Brasil
Ano: 2019
Fotografias: Efreu Quintana (e-mail)
Arquitetos Responsáveis: Gabriel Brun e Eloísa Brun.
Engenharia: Eng. Civil Edson Antonio Brun.
Colaboradores: João Pedro Vargas e Ledson Valim.
Fabricantes: Suvinil, Portobello, Eliane
Softwares Utilizados: Sketchup, AutoCAD
A casa Zanette possuí pouco mais de 372m² que são destinadas, principalmente, para as atividades sociais da família.
No contexto atual, o projeto da Casa Zanette busca maximizar a articulação de todos os ambientes projetados afim de garantir o melhor desempenho térmico e lumínico.
O programa se desenvolve a partir do acesso principal da residência, demarcado por três grandes planos verticais, onde a escada, o pé-direito duplo e o jardim de inverno da Casa Zanette protagonizam a organização espacial de todos os pavimentos da residência.
Um dos desejos dos clientes era que todos os ambientes possuíssem ventilação e iluminação natural. Para isso, utilizamos o jardim de inverno central na Casa Zanette o que possibilita, também, a ventilação cruzada nos ambientes sociais.
Por tratar-se de uma casa de veraneio e em bairro aberto, na concepção do projeto da Casa Zanette houve muita preocupação em equilibrar as amplas aberturas com a privacidade dos futuros moradores. O volume que abriga a lareira foi solto de modo a criar duas aberturas estreitas ao nível dos olhos e uma ampla abertura no pé-direito duplo permitindo que a claridade entre no ambiente.
A materialidade, por solicitação dos clientes, foi silenciosa e como solução nossa lançamos o volume superior a fim de destaca-lo em relação a sua base. Subtrações nele foram feitas para criar um jogo de luz e sombra na fachada e nos ambientes internos.
O projeto retrata os desejos e anseios dos clientes, representado por uma arquitetura que busca na simplicidade das formas criar ambientes marcantes e cheios de significados.
Deixe uma resposta