Arquiteto: Emanuel Alves de Almeida
Ano: 2017
Área construída: 13.682 m²
Tipo de projeto: Estacionamento – Edifício Garagem
Status: Construído
Estrutura: Pré-Moldado em Concreto Protendido.
Localização: Recife-PE, Brasil
Equipe de Projeto: Arquiteto: Emanuel Alves de Almeida; Arq. Colaboradora: Karine Maria Gonçalves Cortez; Estagiários: Camila Maria do Nascimento, Cirleide dos Santos Tavares, Danilo Lima Pessoa, Karoline Lima Nascimento, Larissa Garrido Bezerra de Melo, Lucas Eduardo Costa de Albuquerque
Instalações: Soluções Engenharia Projetos e Consultoria
Elevadores: Atlas Schindler
Projeto Estrutural: Gustavo de Moraes Rêgo
Paisagismo: Amanda Nova e Marcos Guerra
Mural: Kronos, Alê Lopes, Carlos André, Asak e Peter
Fotografias: Marília Valença e Fred Jordão
Construção: Fundações Rossi, Planes Engenharia, Tecmaster Engenharia, Ótima Serviços de Pintura Industriais.
Fabricantes: PDI Pernambuco Industrial, Hunter Douglas, Weber Saint-Gobain, ConcrePoxi Artefatos, Deca.
Descrição do Projeto: O objetivo foi construir um edifício de estacionamento para os servidores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco que abrigasse também outras funções como depósitos, arquivos, reprografia, vestiários, oficinas e escritórios gerenciais dessas atividades.
Assim, o uso técnico foi distribuído no andar térreo, enquanto três pisos tipo oferecem 422 vagas, dentre estas 53 para motocicletas. A laje de coberta, também acessada por elevadores e rampas, permite expansão para 130 novas vagas.
Estrutura do Estacionamento – Edifício Garagem do TCE-PE
A solução estrutural em concreto propendido pré-moldado, com vigas de 7,5m e laje alveolar de 15m, permitiu um layout confortável com vagas generosas de 2,5m de largura.
O piso, com pintura epóxi, tem acabamento liso e uniforme, facilitando a limpeza e contribuindo para iluminação natural, reforçada pela pintura branca das lajes e vigas, sem necessidade de acender luzes durante o dia, apesar da lâmina de 55x60m.
Atenção especial foi dedicada às rampas, sobrepostas, que garantem separação entre as circulações subir/descer e a horizontal. O início da rampa, 2,50m, tem inclinação mais suave, de 16,5%, enquanto o restante tem 20%, o que garante ângulos de ataque e saída confortáveis.
O minimalismo do arcabouço pré-moldado busca a lógica da estrutura e objetiva reduzir elementos e recursos.
Às vezes, o desenho confunde-se com o próprio cálculo estrutural. Para manter essa lógica e contribuir com a estética da cidade, foi criada sobre o esqueleto de concreto uma “pele” de alumínio perfurado, uma composição colorida de cheios e vazios que brinca com luz e sombra, ao mesmo tempo que oculta as junções dos pilares e vigas, assim como a alvenaria estrutural de fechamento do guarda-corpo.
Área Externa
A “casca” em brise filtra a luz e permite boa ventilação. Vista de fora, veste e protege a edificação. Vista de dentro, permite uma visão total com sua transparência.
Confeccionada em alumínio, em cinco cores, a composição das fachadas confere ao edifício plasticidade e leveza. Ao mesmo tempo cria uma identidade visual inovadora e emblemática.
As aberturas nas fachadas permitem, intencionalmente, identificar o uso da edificação.
O Passeio
A ligação do estacionamento ao edifício sede se dá por uma passarela térrea, retilínea e geométrica, de forte contraste com seu entorno, uma praça interna com agenciamento de linhas sinuosas que remetem a um simbolismo sensual, inspirada nas curvas femininas.
O objetivo foi despertar no usuário o sentimento de encanto e curiosidade com cada elemento dessa composição. O piso de concreto pigmentado com desenhos coloridos não apenas se mostra agradável e inspira à identificação das figuras, como responde também ao conforto da caminhada.
Os pilares de madeira, “soltos” do passeio e da coberta, dão leveza ao conjunto e parecem brotar do gramado, como se fossem troncos, remetendo a uma alameda. Por fim a esbelteza da coberta, uma trama de aço e placas de policarbonato com beirais generosos, conforme exige nosso clima.
Térreo 1º Pavimento 2º Pavimento Cortes Detalhamento
Deixe uma resposta