Se você esta procurando algo como: Definição de Arquitetura você pode estar no lugar certo, mas não quero dizer que você encontrará a definição propriamente dita. A não ser que você precisa apenas da definição da palavra Arquitetura.
Caso queira apenas a definição da palavra arquitetura lá vai:
Definição da palavra Arquitetura
Arquitetura: 1. Arte de projetar e construir edifícios. 2. Contextura. 3. [Figurado] Forma, estrutura. (Substantivo Feminino)
Se é essa definição de arquitetura que procura tudo bem.
Daqui pra frente o caldo engrossa e possa ser que até mesmo me perca. Então se em algum momento o trem sair dos trilhos “me perdoe”.
Debulhando a Definição de Arquitetura
Arquitetura é definida pelo dicionário priberam como: Arte de Projetar e Construir Edifícios.
Então refletindo nesta frase podemos dizer que Arquitetura é a junção de duas ações: Projetar e Construir.
Se levarmos em consideração apenas as ações então qualquer coisa que projetamos e construímos pode ser chamado de arquitetura?
Fica a reflexão para este momento, e não pense que esqueci da arte. Pois é ela que faz toda a diferença no contexto dessas duas ações. A Arte de Projetar e Construir.
Vamos aprofundar um pouco na definição da palavra Arte?
Definição de Arte
Arquitetura é a habilidade realizada de forma consciente, controlada e racional com a finalidade de projetar e construir edifícios.
Vamos agora ver diversas definições de arquitetura sob o ponto de vista de: Arquitetos, Críticos da Arte, Poetas, Escritores, Desenhistas…
Definições de Arquitetura
A arquitetura é uma arte a ser aprendida por todos, pois diz respeito a todos. – John Ruskin
Arquitetura depende de Ordem, Arranjo, Eurritmia, Simetria, Propriedade e Economia. Todos esses aspectos devem ser estabelecidos com a devida referência a durabilidade, conveniência e beleza. A durabilidade estará garantida quando as fundações forem assentadas no terreno sólido e os materiais forem escolhidos com prudência e liberalidade; a conveniência, quando o arranjo dos ambientes for correto e não oferecer o menor obstáculo à sua utilização, e quando cada tipo de edifício for submetido à sua exposição própria e adequada; a beleza,quando o aspecto da obra for aprazível e de bom gosto, e quando seus elementos guardarem a devida proporção de acordo com os princípios corretos da simetria. – Vitrúvio Arquiteto Romano
A arquitetura é o jogo primoroso, correto e magnífico de massas reunidas na luz. – Le Corbusier
Todo aquele que se inicia no estudo da arquitetura deve compreender que, embora uma planta possa ter uma beleza abstrata no papel, as quatro fachadas possam parecer bem equilibradas e o volume total bem proporcionado, o edifício propriamente dito pode revelar-se uma arquitetura pobre. O espaço interno, aquele espaço que não pode ser representado por completo sob forma alguma, que somente pode ser apreendido e sentido por meio da experiência direta, é o protagonista da arquitetura. Apreender o espaço, saber como percebê-lo, é a chave para o entendimento do edifício. Bruno Zevi – Arquiteto e Urbanista Italiano
Tornou-se claro para nós que a arquitetura é geralmente tida como um sistema altamente especializado munido de um conjunto de objetivos técnicos predeterminados, e não uma arte social e sensual sensível aos legítimos desejos e sentimentos humanos. Tal limitação se manifesta de modo mais alarmante no fato de basear-se em diagramas bidimensionais que enfatizam mais os aspectos quantificáveis da organização do edifício do que as qualidades policromáticas e tridimensionais da experiência arquitetônica como um todo. Kent Bloomer & Charles Moore
A Arquitetura também existe sem necessariamente a assistência de um arquiteto; e os arquitetos criam, por vezes edifícios que não são arquitetura. – Norval White – Arquiteto, historiador de arquitetura e professor.
Deixe uma resposta