Um dos mais aclamados arquitetos do país, Ruy Ohtake já assinou mais de trezentas obras no Brasil e no exterior.
Na manhã deste sábada (27), Ruy Ohtake, morreu. O Arquiteto paulistano tinha um câncer de medula, Mielodisplasia, e morreu no flat onde morava, na Rua Mauri, em São Paulo. Mas a causa da morte ainda não foi divulgada.
O corpo de do Arquiteto Ruy Ohtake será cremado no Horto da Paz, às 17 h, na capital paulista. O velório será restrito a familiares e amigos próximos.
Filho da artista plástica nipo-brasileira Tomie Ohtake — que morreu em 2015 aos 101 anos –, Ruy assinou mais de 300 projetos, como os hotéis Unique localizado na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, na capital paulista e Renaissance, além da sede do Instituto Tomie Ohtake.
Ruy nasceu em São Paulo, em 27 de janeiro de 1938, e formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1960. Teve como inspirações Niemeyer e Aleijadinho. Como professor, Ruy Ohtake, passou pela Faculdade de Arquitetura do Mackenzie e na Universidade Católica de Santos, onde recebeu o título de Professor Emérito em 2007.
Em seus mais de 60 anos de carreira, Ruy Ohtake assinou projetos marcados por linhas onduladas, que podem ser apreciados pela cidade de São Paulo, como é o caso do Instituto Tomie Ohtake e dos hotéis Unique e Renaissance -, além de ter realizado obras de infraestrutura e equipamentos públicos e privados importantes para várias cidades, a exemplo do Parque Ecológico do Tietê, Expresso Tiradentes e Conjunto Residencial e Polo Educacional de Heliópolis, em São Paulo; Parque Ecológico de Indaiatuba; Aquário do Pantanal, em Campo Grande; Brasília Shopping, em Brasília; Estádio Walmir Campelo Bezzera, em Gama, DF; Embaixada Brasileira em Tóquio. Sua produção tem sido registrada em revistas e livros.
Repercussão abaixo:
O São Paulo Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Ruy Ohtake. O renomado arquiteto e grande são-paulino nos deixa aos 83 anos de idade. Ruy foi responsável pelo projeto do hotel do Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, em Cotia. Desde 2012, o ambiente é utilizado como alojamento para as categorias de base do Tricolor. O São Paulo se solidariza com os familiares e amigos neste momento difícil.
São Paulo FC
Das muitas obras do Arquiteto Ruy Ohtake eu tive a oportunidade de hospedar Royal Tulip Brasília Alvorada em uma das visitas ao Distrito Federal. Com arquitetura assinada por Ruy Ohtake, ele está localizado às margens do Lago Paranoá, vizinho ao Palácio da Alvorada e a menos de 10 minutos do centro comercial de Brasília e da Esplanada dos Ministérios e a 15 minutos do aeroporto.
Deixe uma resposta