Royal Academy Architecture Prize 2018 premia a Arquiteta Itsuko Hasegawa
Royal Academy Architecture Prize 2018 premia a arquiteta Itsuko Hasegawa com o Prêmio de Arquitetura da Academia Real de 2018 (RA-2018), honrando sua contribuição inspiradora e duradoura à cultura da arquitetura.
Descrito pelo painel de julgamento como “um dos mais importantes arquitetos do Japão”, Hasegawa foi em grande parte reconhecido, pela sua significativa contribuição para a arquitetura moderna, tanto no Japão como em todo o mundo. Ela começou sua carreira trabalhando com o grupo de arquitetos japoneses Metabolists, incluindo Kisho Kurakawa, Fumihiko Maki e Kenzo Tange, e mais tarde trabalhou com Kazuo Shinohara, cujo trabalho está mais ligado à arquitetura tradicional japonesa. Essas duas influências muito diferentes informaram a vida útil do trabalho.
Os edifícios de Hasegawa apresentam uma leveza de toque, usando materiais simples e formas dinâmicas. Ela fundou sua própria prática em 1979. Depois de de ser aclamada quando ganhou a competição para projetar o Centro Cultural Shonandai em Fujisawa, Hasegawa foi encarregado de fazer um grande número de projetos em todo o Japão, incluindo a Sumida Culture Factory, o Yamanashi Museum of Fruit, e o Fukuroi Workshop Center.
O que eu acho mais interessante sobre a arquitetura de Itsuko Hasegawa é o espírito da invenção. Através deste prêmio, esperamos trazer o reconhecimento tão necessário que ela merece.
Louisa Hutton RA, presidente do júri
Sobre Itsuko Hasegawa
Depois de se formar no Departamento de Arquitetura da Universidade de Kanto Gakuin, Itsuko Hasegawa tornou-se um estudante de pesquisa no Departamento de Arquitetura do Instituto de Tecnologia de Tóquio.
Em 1979, estabeleceu o Atelier Itsuko Hasegawa.
Seus projetos incluem uma variedade de casas e edifícios públicos. Hasegawa ganhou elogio quando ganhou o primeiro prêmio na competição aberta para projetar o Centro Cultural Shonandai em Fujisawa.
Ela então foi contratada para fazer um grande número de projetos em todo o Japão, incluindo a Sumida Culture Factory, o Yamanashi Museum of Fruit e o Fukuroi Workshop Center.
Em 1986, recebeu o Prêmio Design do Instituto de Arquitetura do Japão para o projeto de Bizan Hall. Seus projetos residenciais também ganharam um Prêmio de Design Cultural do Japão. Em 1997, foi eleita como membro honorário da RIBA.
Fonte: Royal Academy
Veja alguns artigos sobre Premiações em arquitetura: Prêmio Pritzker
Deixe uma resposta